contato@jeanecarneiro.com.br
10 jan; 2015; - 3 meses atrás
Moda - Fem|Masc
Turbante – Acessórios que fazem a cabeça!
por Camila Cavalcante
Turbantes

Olá meninas o post de hoje é mais um Trend Alert! sobre acessórios de cabelo eu estou super inspirada pra falar de acessórios e não coube no post de lenços por ser muito complexo e abrangente, então eu aproveitei uma pesquisa que fiz para o meu curso , e montei esse post, eu confesso que estou doida pra comprar um desde que vi no site da Zara!!!

E pesquisando a história da moda descobri que esse adereço sabe-se que começou a ser utilizado no Oriente médio antes mesmo do Islamismo e não se sabe ao certo a sua origem, a palavra Turbante vem do persa “Dulbant” e mais tarde passou a ser um adereço utilizado na África, mas ao contrário da cultura árabe onde só os homens podem usar, na cultura africana homens e mulheres podem usar, e se tornou um acessório é até hoje um simbolo de beleza, e além de religioso.

Turbantes

Turbantes

E durante a II guerra mundial passou a ser utilizado pelas mulheres mais vaidosas em diversos lugares do mundo para esconder os danos dos cabelos e nessa época o cinema e estilistas resolveram adotar esse adereço como uma acessório fashion, o Estilista Paul Poiret usou em suas criações o item com influências arrabes para conferir exuberância ao acessório.

Turbantes

No Brasil ele esteve em evidência ao ser utilizado pela Cantora e Atriz Carmem Miranda nos anos 50 das mais variadas formas, e depois em um outro momento foi utilizado para compor o personagem de Regina Duarte nos anos 80, na novela Roque Santeiro.

Ainda é muito utilizado no Brasil até os dias de hoje principalmente na Bahia onde faz parte do Traje tradicional das Baianas, onde hoje é utilizado mais com fins culturais, como um simbolo do orgulho negro e de suas origens do que religioso, assim como acontece em diversos lugares do mundo é utilizado pelos descendentes de africanos como uma forma de expressar e se ligar a sua cultura de origem independente de sua religião.

Curiosidade: O turbante árabe é carregado de simbolismo, se alguém colocar seu turbante ao pés de outra pessoa significa submissão e cada cor pode ter um significado diferente. O turbante africano pode indicar o Orixá da pessoa dependendo do jeito que é amarrado, quando é usado com fim religioso.

E no que diz respeito a moda ele teve seus altos e baixos ao longo dos anos e vem ensaiando sua volta ao cenário fashion desde 2010.

Turbantes

Turbantes

Suas variações são quase que infinitas, diferentes tipos de amarrações e materiais podem ser utilizados.

Separei algumas imagens:

Turbantes

E também separei algumas imagens de Street Style, que dá pra ter uma noção maior que esse acessório pode conferir muito estilo a qualquer Estilo de Look!

Turbantes

Ele funciona na perfeição com o Estilo Boho, mas é capaz de fazer Hi-lo íncriveis com peças mais formais como o Trench coat e até com peças despojadas como Jaquetas de Couro!

Bom meninas é isso espero que tenham gostado… e vamos esperar a Dona Jéu que é Baiana e a autora desse Blog maraaaaa , que deve arrasar no turbante de lenço, pelo fato de ser Baiana, e fazer um vídeo explicando como fazer com o lenço até lá vou usar o de malha ou de lã da Zara mesmo… hahahaha Beijos da Cá  :*

Por:
Camila Cavalcante
//
http://estiloaqualquercusto.com/
Comentários - Blog da Jéu
12 Comentários
Artigos Relacionados
tmart
Tmart | Recebidos
calça-cropped2
Calça Cropped | Trend Alert!
lefity
Lefity | Bolsa vermelha e Maxi colar
Comentários via Wordpress
12 Comentários para Turbante – Acessórios que fazem a cabeça!
  1. Liz Albuquerque escreveu...
    10 jan; 2015; - 3 meses atrás

    turbantes assim são lindos!!!!
    Passando para desejar um ótimo dia!
    Liz
    http://theredlilshoes.com/

    Responder
    • Jeane Carneiro escreveu...
      10 jan; 2015; - 3 meses atrás

      Obrigada Liz, bjçao gatona.

  2. Bruna Thayzi escreveu...
    10 jan; 2015; - 3 meses atrás

    Estou gostando muito dessa tendência, apesar de não ter aderido ainda, por não ter achado deles na minha cidade.

    Bjos!

    http://www.thebrubs.com

    Responder
    • Jeane Carneiro escreveu...
      10 jan; 2015; - 3 meses atrás

      Faz com echarpe Bruna, começa a usar. ;)
      Vou fazer um post mostrando umas amarrações que uso.
      Bjão

Google Analytics Alternative